
O STF TEM MAIORIA PARA REDUZIR ALÍQUOTA DE ICMS SOBRE ENERGIA
Por Aline Siqueira Bombonato
O Supremo Tribunal Federal (STF) já tem maioria dos votos necessários para afastar a cobrança de alíquotas de ICMS mais altas sobre o fornecimento de energia.
A maioria dos ministros da Suprema Corte do país reconheceu a inconstitucionalidade da instituição de alíquota de ICMS majorada para energia elétrica em um caso envolvendo o estado de Santa Cataria, que aplica a alíquota de 25% para o setor de energia frente a uma alíquota geral de 17%.
Por oito votos a três, os ministros decidiram contra a possibilidade de alíquotas diferenciadas sobre energia elétrica. De acordo com o relator, a norma que estabelece a alíquota de 25% para energia elétrica contraria a Constituição Federal, “uma vez inequívoco tratar-se de bens e serviços de primeira necessidade, a exigir a carga tributária na razão inversa da imprescindibilidade”.
O assunto foi levado à Justiça por grandes consumidores para discutir a constitucionalidade de percentuais instituídos para energia em patamares superiores ou semelhantes às alíquotas aplicadas para produtos supérfluos.
O julgamento irá influenciar os demais estados que tem situação similar, como é o caso do estado do Paraná, pois está sendo realizado com repercussão geral.
FONTE: https://www.jota.info/tributos-e-empresas/tributario/maioria-do-stf-considera-inconstitucional-icms-maior-para-energia-e-telecom-22112021