Uso de novas tecnologias no Compliance

USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NO COMPLIANCE


Por Giovanna Panini Abati e Juliana Moura Naves


Como um conjunto de práticas que visa o cumprimento de leis, regras e políticas pelas empresas, o Compliance objetiva reduzir falhas, detectar, e tratar desvios antes mesmo do aparecimento das consequências na organização.


Diante da complexidade do trabalho, que se estende desde a colheita de dados e gerenciamento de riscos, até o monitoramento do programa, as potencialidades das máquinas surgem para conceder uma celeridade e organização diferenciada ao processo.


Já implantada em muitos setores como produção, finanças, transporte, saúde e segurança, a expectativa é que com a aplicação da inteligência artificial no mundo jurídico, em breve instituições jurídicas atinjam objetivos que somente se encontravam no campo do idealismo.


Tecnologias que utilizam Inteligência Artificial, Automação de Processos Robóticos (RPA), e algoritmos de aprendizado de máquina, já existem e prometem aprimoramento no processo do Compliance, com aplicação em workflows, regulatório, atendimento, monitoramento de legislação, Canais de Denúncias e gestão de riscos.


Dentro do programa de conformidade, softwares possibilitam a redução da carga administrativa na busca e coleta de dados ao conseguirem realizar a leitura, extração e análise de informações documentais, indicando possíveis irregularidades rapidamente.


Ainda, temos diversos aplicativos que auxiliam na gestão da Governança Corporativa, treinamentos de colaboradores, comunicação interna e organização de tarefas. Como exemplo, no campo do Canal de Denúncias, principal ferramenta de prevenção e manutenção do programa de Compliance, há um algoritmo aplicado sobre as informações coletadas que consegue auxiliar na descoberta da veracidade, conexão e repetição das denúncias e relatos, guiando as empresas em suas investigações internas com maior assertividade.


Com o Compliance ganhando cada vez mais espaço nas empresas brasileiras, ele tem se tornado o foco no desenvolvimento de novas ferramentas que facilitam e

aceleram o trabalho diário dos profissionais da área.


Conquanto o uso das novas tecnologias no Compliance ainda esteja no princípio, é inegável destacar a importância dessa aplicação como ferramenta para melhoria da gestão e aprimoramento da governança das empresas, gerando ganho de produtividade de maneira geral. 


Por isso, o uso dessas tecnologias é um diferencial para o profissional de Compliance que se mantém atualizado sobre as novidades do mercado e as utiliza em benefício dos seus clientes.

Compartilhe

Área do cliente

Login:

Senha:

Falar via Whatsapp
Podemos te ajudar?
Olá,
Como podemos te ajudar?