A regressão do Brasil no Índice de Percepção sobre a corrupção de 2023


Foi divulgado ontem, o Índice de Percepção sobre a Corrupção (IPC) de 2023 pela ONG Transparência Internacional, e, infelizmente, o Brasil perdeu 2 pontos comparado com o índice anterior, caindo 10 posições. Isso é muito ruim, pois quanto maior a nota, maior a percepção de integridade do país.

O Brasil ocupa agora a 104ª posição de um total de 180 países, atrás de vizinhos como Uruguai, Chile e Argentina. Essa situação prejudica a nossa imagem, pois demonstra um “enfraquecimento dos sistemas de justiça, reduz a capacidade estatal de enfrentar e prevenir a corrupção, além de aumentar os riscos de abuso de poder e de impunidade” , de acordo com a própria ONG.

Diante deste reflexo negativo, como empresas brasileiras podem não ser impactadas e continuar obtendo investimentos externos, bem como demonstrar o seu comprometimento perante novos parceiros de negócios? A resposta é: por meio de uma boa reputação no mercado. E para comprovar isso, uma das alternativas é a obtenção de certificações internacionais como as normas ISO.

As ISOs 37001 e 37301 são específicas para este tema, pois tratam de Sistemas de Gestão Antissuborno e Compliance, podendo ser ferramentas robustas para o combate à corrupção e formação de colaboradores competentes e comprometidos com a ética da organização. Assim, a acreditação por uma certificadora demonstra que a empresa está seguindo um padrão reconhecido internacionalmente e muito valorizado.

Dito isso, é importante mencionar que a obtenção de uma destas certificações não é simples, e exige um comprometimento de toda a empresa e principalmente da alta gestão, pois são diversos os requisitos para qualificar a entrada no pedido e ser auditado por uma certificadora, tais como documentos, políticas, treinamentos, canal de denúncias e auditorias internas.

Os benefícios para as empresas certificadas vão além da confiabilidade que ela trará, pois ajudam na organização, controle, atualização dos processos internos e cultura organizacional, o que demanda, para a organização empresária, investimento de tempo e dinheiro. Por isso mesmo é importantíssimo o assessoramento adequado por profissionais capacitados, a fim de alcançar, para a empresa, um resultado positivo ao final da auditoria pela certificadora.

Por Juliana Moura Naves

Compartilhe

Área do cliente

Login:

Senha:

Falar via Whatsapp
Podemos te ajudar?
Olá,
Como podemos te ajudar?