A IMPORTÂNCIA DOS TREINAMENTOS PARA O CRESCIMENTO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
Por Sabrina Scheffer Cavanha
Embora treinamentos internos sejam comuns em corporações de maior porte, elas desempenham um papel fundamental na capacitação, desenvolvimento e integração dos colaboradores, resultando em análises mais críticas dos processos, redução de falhas e expansão das empresas- inclusive as de pequeno e médio porte. Nesse sentido, explorar como os treinamentos podem se tornar um pilar essencial para o crescimento e a consolidação dos negócios é fundamental, considerando principalmente que “a empresa são as pessoas”.
E sob este aspecto, treinamentos servem para que as pessoas compreendam a razão de ser, e apliquem de maneira consciente procedimentos, normas e condutas da empresa. Tome-se como exemplo um novo colaborador sem experiência na construção civil, que não tenha recebido treinamento sobre Equipamentos de Proteção Individual – EPI: sua falta de compreensão sobre a importância, uso correto e impacto na segurança acarreta consequências potenciais. Este cenário realça como o treinamento vai além da mera explicação de normas, pois capacita e aprimora a qualidade do trabalho.
Demonstra-se, portanto, que os treinamentos têm relevância universal, independentemente do tamanho da equipe ou do campo de atuação da empresa. Isso se deve à adaptabilidade às necessidades específicas de cada negócio para a capacitação dos seus colaboradores. Contudo, para garantir que os treinamentos sejam eficazes, é essencial que sejam conduzidos por indivíduos qualificados, não apenas em relação ao conteúdo, mas também à forma como o conhecimento é transmitido de acordo com o público-alvo. O treinamento perde sua utilidade se o receptor não o compreende e o internaliza.
A implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) serve como exemplo prático. Apesar da ampla divulgação e recursos para adequação, muitas empresas não compreendem sua aplicação além da documentação. A verdadeira eficácia da LGPD requer a compreensão da lei por toda a equipe, e não apenas a presença de documentos ou políticas no site da empresa. Daí a importância de treinar os colaboradores de maneira clara e objetiva, fazendo-os entender o porquê das práticas e atitudes exigidas.
Em síntese, a prática de treinamentos é crucial para o desenvolvimento e crescimento de pequenas e médias empresas. Para garantir sua eficácia, é essencial contar com profissionais capacitados para a condução, customização e direcionamento dos treinamentos. Além disso, a participação ativa da alta gestão e a é fator essencial para o sucesso dessa abordagem. Afinal, treinar é capacitar, evoluir e sustentar o progresso das empresas.